sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

derby!

Pronto!

Já tenho o bilhete!

Só espero não sair de Alvalade a lamber as feridas no próximo Domingo!


terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

hummm

que o respeitinho é muito bonito...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

eclipse

Os eclipses são fenómenos celestes que, ao longo da história, causaram temor e admiração.
O termo eclipse é de origem grega e significa desaparecimento ou abandono. Refere-se ao obscurecimento da luz quando se observa o Sol ou a Lua durante o fenómeno.
Ao observarem eclipses, povos de diferentes épocas relacionaram este evento extraordinário à interferência de figuras mitológicas que estariam a tentar “devorar” os astros e a sua luz.
Os escandinavos falavam de Skoll e Hati, dois lobos que, com o tempo, devorariam o Sol e a Lua. Os antigos chineses e siameses falavam de um dragão. Na mitologia hindu, era o demónio Rahu que perseguia o Sol e a Lua, por ter sido denunciado aos deuses pelo roubo do vinho da imortalidade. Os mexicanos pré-colombianos flagelavam-se e faziam sacrifícios durante os eclipses e, os antigos romanos elevavam tochas ao céu.
Um costume que perdurou até à Idade Média e que continuou em pequenas comunidades, foi o de fazer muita algazarra e barulho durante os eclipses. O toque dos gongos pelos chineses e os gritos e batidas produzidos por outros povos tinham por finalidade afugentar o monstro cosmológico que ameaçava engolir o Sol e a Lua.
Um eclipse é o obscurecimento parcial ou total de um astro pela interposição de um outro astro.
Nas observações diretas do céu, pela sua magnitude, os eclipses mais notáveis são os do Sol e da Lua.
Como fonte luminosa do Sistema Solar, o Sol ilumina a Terra e a Lua e, em decorrência disto, a Terra e o seu satélite projectam sombras no espaço.
Em constante movimento, o nosso planeta e o seu satélite ocupam diferentes posições no espaço e, em certas ocasiões, elas resultam no belo espectáculo que é o eclipse.
Quando a Terra intercepta a sombra da Lua, há um eclipse solar. Quando é a Lua que atravessa a sombra da Terra, ocorre um eclipse lunar.
Um eclipse lunar ocorre quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua, projectando a sua sombra sobre o satélite.
Durante o ciclo lunar de 29,5 dias a Lua apresenta as suas fases em relação à Terra. Na fase Nova, acontece um alinhamento Sol-Lua-Terra, e o observador terrestre não pode ver a face iluminada da Lua porque ela não está voltada para o nosso planeta. É como se o satélite estivesse "de costas" para a Terra, com a frente iluminada.
A fase Cheia acontece quando a Terra toma a posição mediana do alinhamento. Alinham-se Sol-Terra-Lua e, desta forma, a face iluminada do satélite volta-se para a Terra. Todo o disco lunar fica visível e temos belas noites de Lua Cheia.
Os eclipses lunares ocorrem sempre na fase Cheia, pois é nesta ocasião que a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua. O facto que impede um eclipse lunar a cada Lua Cheia é a inclinação da órbita lunar.

Ora, se as nuvens deixarem, esta noite podemos observar um eclipse total da lua!
A Lua vai entrar sucessivamente na penumbra (00h35) e na sombra (1h43) até começar o eclipse total, que decorrerá entre as 3h01 e as 3h52.
Segundo consta, a Lua ficará com um tom avermelhado durante o eclipse, que atingirá a sua expressão máxima às 3h26, com a Lua a mergulhar completamente na sombra da Terra.
Pensando bem, é melhor que haja nuvens mesmo...
...senão, amanhã de manhã ninguém me arranca da cama!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

let's party!

Finalmente o jantarinho de aniversário da minha amiga Paula, hoje à noite!
E ainda não é este ano que se quebra a tradição, vai ser um jantar de gajas! Só gajas! Menino não entra.
Mas o meu protesto ficará registado em acta, que se não é aos quarenta que se vira a tradição, é quando?
Além disso sinto sempre muito a falta meu príncipe... e do facto de ser sempre ele a ter cuidado com o que bebe para levar o carro para casa. Comigo lá dentro (do carro), claro está.

O fim de semana vai ser passado a capinar, oh yeh!
E a molhar a palavra que enchada cansa e seca-nos a garganta...
Depois, noitinhas à lareira e... não, não vou entrar em pormenores, estejam descansadinhos!

Bom fim de semana para todos!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

dia dos namorados

E de onde veio esta ideia?
Pensava eu que era mais uma importação dos Estados Unidos, aproveitada pelos comerciantes para aumentarem as vendas e deixarem os pobres dos namorados (machos) sem saber para que lado se virar por terem (obrigatóriamente!) de comprar alguma coisa às respectivas namoradas.

Não será o caso do meu prÍncipe, porque, para nós, todos os dias são dia dos namorados. E eu proibi-o terminantemente de comprar flores nesta altura porque as floristas abusam dos meninos e cobram-lhes couro e cabelo! Um verdadeiro roubo.

Achei por bem fazer uma pesquisa e descobri que há uma história um bocado mórbida por trás disto.

O Dia de São Valentim, tem origem num acontecimento ocorrido na segunda metade do século III na cidade de Terni, a 75 km de Roma.

O Império Romano era governado, na altura, por Claudius II (268 – 270) que estava envolvido em diversas campanhas militares consideradas demasiado sangrentas, o que levou a dificuldades na recruta de novos soldados para as legiões romanas.

Tendo o Imperador considerado que a razão destas dificuldades residia no facto dos homens não quererem abandonar as suas namoradas, esposas e amantes, proibiu todos os noivados e casamentos em Roma.

Contrariando essa determinação, Valentim, bispo de Terni, continuou a casar jovens apaixonados. Quando o Imperador tomou conhecimento da celebração dessas cerimónias, ordenou a decapitação do bispo Valentim, facto que ocorreu a 14 de Fevereiro de 270.

Em 498, o Papa Gelasius santificou-o, passando o dia da sua morte a estar conotado com os apaixonados.

As festividades em honra deste santo foram, pouco a pouco, substituindo as Lupercais*, festa pagã da fertilidade que se realizava em meados de Fevereiro.

*LUPERCAIS, festas celebradas em 15 de fevereiro, em homenagem ao deus Pã que matou a loba que aleitara os irmão Rômulo e Remo, fundadores de Roma. Os Lupercos, sacerdotes de Pã, saíam nús dos templos, banhados em sangue de cabra e depois lavados com leite e, cobertos por uma capa de bode perseguiam as pessoas pelas ruas batendo-lhes com uma correia. As virgens quando atingidas acreditavam tornar-se férteis e as grávidas, se tocadas, conseguiam livrar-se das dores do parto.

Se eu não encontrasse aqui uma qualquer ligação a Roma era de admirar, não? ihihih

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

para ti, Paula

Fazes parte das minhas primeiras memórias...
Se recordo alguma coisa dos meus primeiros anos tu estás lá.
Partilhaste comigo alegrias e angustias, dramas e descobertas, castigos e recompensas. Lembras-te?
Tantas horas e tantos dias de conversas e brincadeiras, de segredos divididos e sonhos projectados. Foi assim há tanto tempo?
Crescemos e a brincadeira transformou-se em conversas mais sérias. Grandes debates existenciais! O que queríamos fazer, onde iríamos chegar, com toda a ingenuidade de crianças e depois de adolescentes e depois...
Depois fomo-nos embrulhando na vida e afastámo-nos geograficamente.
E fizemos mais amizades, evoluímos de formas diferentes. Mas estivemos sempre no coração uma da outra. E nos meus momentos mais difíceis tu estavas à distancia de três palavras: - preciso de ti - e lá estavas tu, qual fada madrinha, para me dares na cabeça se achavas que devias, para me dares a mão e ajudar a atravessar as mais duras estradas que a vida foi pondo no meu caminho.
És talvez a pessoa que melhor me conhece, logo, a que melhor me compreende.
És minha amiga desde que me lembro de existir. E eu sou tua.
Sinto por ti o amor sincero e profundo que se sente pelos melhores amigos. Porque os amigos, somos nós que os escolhemos e amamos porque queremos.
Fazes quarenta anos Paula, e eu felicito-te!
Tornaste-te uma mulher que eu admiro muitíssimo, senhora de uma força e determinação invejáveis e com um coração de manteiga sempre pronto a derreter pelos outros.
Se há pessoa que merece ser feliz és tu! E eu quero estar ao teu lado a gozar essa felicidade contigo. Com um copo de bom vinho tinto, que te parece? Uns queijinhos a acompanhar?
Parabéns minha amiga querida!!!
Estamos um bocadinho desviadas dos sonhos de há trinta anos, não estamos?
Sê feliz e continua a mulher linda que sempre foste.
Adoro-te!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

abracadabra

Há coisas que nos fazem pensar.
Há palavras e acções que nos fazem pensar que poderíamos fazer mais e fazer melhor.

É engraçado, comecei esta brincadeira "porque sim", o que é, aliás, uma das minhas características; fazer alguma coisa "porque sim".
Há um ano atrás mal sabia o que era um blog. Comecei a visitar alguns, um ou dois, do género informativo à procura de alguma coisa. E numa noite, numa jantarada feminina, uma amiga comentou comigo que a outra amiga tinha um blog e que era um mimo, a cara dela, etc e tal. Eu fui ver e gostei, achei piada à forma informal e divertida como se exprimia e cusquei mais uns quantos da lista dela. Fiquei fã e também quis um para mim! Invejosa...
Comecei no escuro, mandei o link a três ou quatro amigas, aquelas que achei que encaixariam no perfil, claro. Só tive uma adesão, todos sabem quem é, a anónima do oeste, minha best amiga nos altos e baixos, com lei seca ou encharcada, com soluços... ihihih... sempre!
O maravilhoso da coisa, é que passado algum tempo há um grupinho simpático que aparece e manda as suas bocas, e com quem criei uma empatia tal que até parece que os conheço!
Dou comigo, no dia a dia, a comentar este ou aquele post desta ou do outro. O meu príncipe a dizer - tens que pôr isto no teu blog - e coisas do género. E dou comigo, quando estou mais tempo afastada, a pensar o que andam a escrever os outros, que tropelias ou estados de espírito não estou a partilhar, e se terão saudades minhas. Devo precisar de medicação urgentemente!

Tudo isto para dizer: Obrigada Medusasss! És um amor! só tens que me explicar como é que se escreve energicamente. devo teclar com mais força, é? ihihih
Pois é a
medusasss atribuiu-me este delicioso e c
arinhoso prémio:
e eu derreti-me todinha...
Deduzo que devo nomear (a tal palavra que gosto, aguentem-se!) cinco amigos virtuais, cá vão eles:
Medusasss - tinha mesmo que retribuir porque ao que parece és a "virtual" com quem mais me identifico (apesar da tua tenra idade, mas queres o quê? não tenho juízo nenhum...)
Mik@ - porque és uma gatinha fofa e esgroviada sempre atenta, e és uma querida e porque sim
CordonBleu - porque foste das primeiras e és fiel. Mas essencialmente porque gosto muito de visitar o teu cantinho e escreves coisas tão bonitas
Hydrargirum - também tu tens sempre algo a dizer a esta bruxa doidivanas e até arriscas experimentar os meus feitiços!
Rafeiro - tu tens sempre o comentário na ponta da língua, não tens? e eu gosto mesmo deles! danadinho...

Como se não bastasse (e que grande está este post!) mais um prémio!
Medusasss, sua maluca! Estás mesmo a puxar por mim hã?

Atribuido pela
medusasss (again) o prémio:

Seguem-se os cinco nomeados pela bruxa cá do sítio

Moribundos Que Nem Uma Vaca Louca! - nunca se sabe sobre o que vai o próximo post. ficção? realidade? animado ou melancólico? mas sempre bom!
Rafeiro Perfumado - pela sagacidade característica dos teus posts. Sou fã, palavras para quê?
O ContraBlog - adoro a observação e a ironia com que escreves. não comento mais porque fico es(maga)da
Nós por Cá - tens posts super interessantes e desconfio que um trabalhão para os redigir. és daqueles que guardo para quando tenho mais tempo e não me arrependo nada!
Please Catch The Cow!!! - porque é uma delicia! nem que seja para olhar para as vacas (bela imagem esta...) e tem um humor acutilante

Gostei muito, foi um prazer, voltem sempre e até ao meu regresso!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

carnavalaram?

Eu Carnavalei! E belo Carnaval foi o meu!
Ficam vocês sabendo que esta bruxa é anti-carnaval e, se puder, fujo para bem longe das capitais carnavalescas e fecho-me em retiro para nem dar pelo dito!
E este ano fugi! E fugi muito bem! Não para longe (na verdade estava bem perto) mas nem dei por ele. Deixo-vos uma ilustração destes dias magníficos



Sim, tudo isto para dois!
Não, não fiquei inconsciente.








Sim, lembro-me de tudo...
E não, não fiquei com soluços!
ihihih





Não há como o campo
para fugir ao carnaval...
... e à rotina




O silêncio apenas quebrado pelo piar das aves...
...e o ladrar dos cães!

Mas confesso, que depois de um dia a capinar, a cortar silvas, apanhar laranjas, limões, encher sacos de folhas secas, o que me dá mais prazer é isto:


Sentar-me com o meu príncipe em frente à lareira e deixar a mente devanear com fogo.
Claro que também se joga, descobri no meu amor um temível adversário na bisca dos 9. Valeu-me o poker de dados, que me salvou a honra!
Saldo positivo para o meu lado ihihih ou não fosse eu a bruxa...
A conclusão é que A D O R E I este Carnaval!!!
O quê? Tenho que esperar um ano para ter outro???
oooohhhhhhhh

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

da minha janela

Os flamingos já foram embora.
Partiram com os meus best amigos depois da festarola de aniversário.
Esta visita dos flamingos fez-me, uma vez mais, congratular-me com a localização geográfica do meu castelo.
Não que não queira mudar-me! Quero! Mas para ainda melhor, muito melhor!
Como sou uma bruxa simpática, vou partilhar convosco as vistas das minhas janelas.
Do lado cozinha, a janela que enquadra o lava-loiça mostra-me isto:


E do lado do quarto, a minha solário-marquise mostra isto:

E vocês? Não querem abrir-me as vossas janelas?