segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

definição

pilão

de pilar
s. m., maço dos moinhos onde se pisa o papel, a casca do carvalho, etc. ;
mão do almofariz; designação dada a diversos instrumentos utilizados para bater, calcar, triturar; gral de madeira rija, no qual se pode descascar e triturar café, milho, etc. ;
instrumento utilizado pelo bate-estacas; peso cursor da balança romana; pão de açúcar de forma cónica; picadeiro circular;
prov., pelintra; pobretão.
do Gr. pylón
s. m., pórtico de templo egípcio.

almofariz

do Ár.
almiharas
s. m., vaso de madeira, metal, pedra, vidro ou qualquer outra matéria onde se pisa qualquer coisa com o pilão;
gral

Pronto! Agora vou imprimir e levar comigo para mostrar aos jovens ignorantes que me atendem nas lojas, e me miram com um ar desconfiado/ofendido quando pergunto com o ar respeitável que me dão os cabelos brancos, (e os 37 anos!) se têm pilões!

Depois de perguntarem (sempre!): - desculpe?
e eu pacientemente explicar: - pilões, aquilo com que se esmagam as limas na caipirinha.
ainda têm a lata de dizer com um ar arrogante de grandes entendidos na matéria: - ah! um almofariz!
- Não, o almofariz é a taça. Eu quero é o PILÃO!
Cambada de palermas...

6 comentários:

Graça disse...

T~em sempre a mania de fugir ao assunto, levam sempre tudo para o mal, mesntes perversas.
LOOL

Beijo

mik@ disse...

o graça andou na guerra com o teclado :) [cuidado com ele]

maga estes gajos levam tudo pra cueca!

hum... eu pensei que pilão era o nome que se dava ao vaso e ao coisinho pra esmagar.

é sempre bom aprender :)

kisss

M disse...

Enfim Maga!
Tens de vir para a provincia, que eles aviam-te logo!

Nós cá em casa temos um pilão desgraçado, com o cabo em madeira e a ponta em ferro, aquilo parte alhos, lima... nozes... parte tudo!
Boa semana de trabalho!
***

Hydrargirum disse...

Realmente!!!

Mas há alguém que não saiba o que é um pilão???...

Printa tb a definição de Estúpido...e depois mostra essa!!!!

Esta gente!!!

Sorte na demanda!:)

Jinhos:)

Anónimo disse...

Bem, esta hstória do pilão é por eu não ter nenhum...mas em compensação tenho uma bruxa que faz umas caipiras maravilhosas com o pilão dela.

adorei o fim de semana, devia haver uma festa mensal da caipira e claro do vinho tinto, temos que pensar nisso.

...e não te esqueças, A videa são 3 dias e o Carnaval são 6...em torres!

beijos
A.do Oeste

Maga disse...

pois que abunda a ignorância, é um facto... e as mentes perversas também!
Medusasss, deve ser um belo pilão! já me estou a roer de inveja!
quanto a ti, minha querida anónima, tás-te a passar, não? tu conseguiste impingir-me o carnaval uma vez e foi porque a fedelha era pequenita. outra vez não! por favor! ihihih