sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Senado e Povo de Roma

É do conhecimento geral que eu não vivo sem pelo menos um livro por perto. E é óbvio que fui de férias com vários destes meus inseparáveis amigos! No entanto, surpreendam-se, li apenas dois! E não, não foram calhamaços de três kilos... O facto é que andei muito ocupada a namorar... ihihih...
A minha escolha, desta feita, foi para a Roma republicana (again!).
Quando me fui abastecer, caiu-me a vista em cima de um pequeno volume intitulado "A Conspiração de Catilina", de um autor que não conhecia e do qual continuo a nada saber, John Maddox Roberts. Folheei o dito livro e percebi que se tratava do segundo volume da série SPQR (Senatus Populusque Romanus), por isso tratei logo de procurar o primeiro, "O Lance do Rei". E li-os!
Posso dizer-vos que são engraçados, leves e de fácil leitura, mas não dizem nada de novo. São narrados na primeira pessoa, pelo Décio Cecilio Metelo - o Novo (filho do Velho, claro) de uma forma muito descontraida e com alguma piada. Estou no entanto convencida que retratam muitíssimo bem a época, recheada de corrupção e conspirações ao mais alto nível do governo romano.
Talvez por isso eu diga "nada de novo", visto que agora, dois mil anos passados, o governo continua na mesma... e não me refiro ao romano!
Seja como for, valeu a pena, são giros, e quando sair o próximo vou comprar.
Já sabem amigas, podem requisitá-los na biblioteca lá de casa ;)

Sem comentários: