sábado, 1 de novembro de 2008

halloween series III

O Halloween / véspera de Todos os Santos, sempre foi uma festa cheia de mistério, magia e superstição.
Começou como festival de Inverno celta, durante o qual as pessoas se sentiam especialmente perto dos parentes e amigos falecidos.
A estes espíritos amigáveis, guardavam lugar na mesa, deixavam guloseimas à porta e velas que os ajudariam a encontrar o caminho através do outro mundo.

Hoje os espíritos são representados de formas malévolas e assustadoras, assim como as superstições.
O gato preto que se atravessa no nosso caminho: Uma ideia que surge na idade média, baseada na crença de que as bruxas fugiam à fogueira transformando-se em gatos.
Não passar por baixo de uma escada: Provavelmente deriva dos antigos egípcios, que acreitavam que o triângulo era sagrado. Ou simplesmente o bom senso que dita que pode ser perigoso (?)
Partir um espelho: É uma gaita! Só o frete de apanhar os cacos...
Não pisar sal: É desagradável.

Todo este folclore dos dias de hoje nada tem a ver com as suas origens. E acho natural que assim seja. Há a evolução, não é???
Mas é bom saber de onde se vem, para onde se vai, etc, etc, etc...
E como sou do contra, ou não fosse eu uma bruxa, bom
Samhain!!!

6 comentários:

Diabba disse...

ahhh pisar sal tb é mau?? Coitados dos trabalhadores das salinas!

Todos temos as nossas supertições, publicas ou privadas ;)

enxofre

Anónimo disse...

Isto não tem nada a ver com o Halloween, mas uma vez estava na fila de uma caixa de supermercado e alguém espalhou acidentalmente sal no chão, uma família de ciganos que estava à minha frente recusou utilizar aquela caixa, acusando a empregada de estar a tentar amaldiçoa-los! xD Cada maluco com a sua pancada...

Unknown disse...

sempre muito interessante


http://www.arte-e-ponto.blogspot.com

M disse...

ehehhe Maga, o Halloween foi muito agradável, mas nada teve de temático... já não me mascaro há mais de 10 anos! lol

Beijinhos

Maga disse...

obrigada a todos que andaram a cuscar o meu helloween!
vocês já sabem que eu gosto destas coisas, mas é sempre bom ver que tenho com quem partilhar.
beijos a todos!

Maga disse...

um obrigada especial à medusasss, que andou a fazer publicidade!
obrigada! devo dizer-te que fiquei toda babada quando vi.
beijoca embruxada a emanar bons feitiços*