terça-feira, 28 de outubro de 2008

halloween series II .2


"Guy Fawkes day"
Na tarde do dia 5 de Novembro, eram feitas fogueiras ao ar livre por toda a Inglaterra. Seriam queimadas efígies e fogos de artifício.
Embora seja pela mesma altura e tenha algumas tradições semelhantes, esta celebração tem pouco a ver com a Véspera de Todos os Santos ou o festival celta antigo de Samhain. Os ingleses, na maioria, deixaram de celebrar a Véspera de Todos os Santos quando a Reforma Protestante de Martin Luther começou a estender-se. Como os seguidores da nova religião não acreditavam em santos, não havia motivo para celebrar a véspera do Dia de Todos os Santos. Contudo, um novo ritual de Outono surgiu. As festividades de Dia de Guy Fawkes comemoravam a execução de um traidor inglês notório, Guy Fawkes.
No dia 5 de Novembro de 1606, Fawkes foi executado depois de ser condenado pela tentativa explodir o edifício do parlamento de Inglaterra. Fawkes foi membro de um grupo Católico que quis retirar o Rei Protestante James do poder.
O original Dia de Guy Fawkes foi celebrado logo depois da sua execução. As primeiras fogueiras ao ar livre, que foram chamadas "fogos de ossos," foram para queimar efígies e "ossos" simbólicos do papa Católico. Só cerca de dois séculos depois, as efígies do papa foram substituídas pelas de Guy Fawkes.
Além de fazerem efígies para queimar nos fogos, as crianças também andavam nas ruas com uma efígie ou "tipo" e pediam "um pêni para o tipo," embora guardassem o dinheiro para eles. Isto é o mais próximo da prática americana "tricks or treats" que podia ser encontrado em Inglaterra. O Dia de Guy Fawkes foi até celebrado pelos peregrinos no primeiro acordo em Plymouth. Contudo, como a nação jovem começou a desenvolver a sua própria história, Guy Fawkes foi sendo celebrado menos frequentemente e consequentemente desapareceu.

4 comentários:

Diabba disse...

Deixa ver se eu percebo, esse tal Guy, substituiu o Papa para ser queimado na fogueira... o gajo tentou explodir o Parlamento Católico, ou seja, o gajo não gostava de católicos, logo era protestante...

Porque raio é que foi ele o substituto da figura do Papa para queimar?

enxofre

Nota: mas se é para queimar, concordo!

M disse...

lol

Já conhecia a história e prefiro-a ao dia de todos os santos... apesar do Halloween ter uma mística ainda mais interessante! :)

***

Maga disse...

eu também acho que no queimar é que está o ganho... ;)

quanto a mim, qualquer coizinha é melhor que o dia de todos os santos.
por favor! santos??? e todos? ainda por cima??? era só o que me faltava...

Anónimo disse...

...e tinha que ser no dia 5 de Novembro, tambem há quem diga que nesse dia nasceu uma bela bruxa!