quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

dia dos namorados

E de onde veio esta ideia?
Pensava eu que era mais uma importação dos Estados Unidos, aproveitada pelos comerciantes para aumentarem as vendas e deixarem os pobres dos namorados (machos) sem saber para que lado se virar por terem (obrigatóriamente!) de comprar alguma coisa às respectivas namoradas.

Não será o caso do meu prÍncipe, porque, para nós, todos os dias são dia dos namorados. E eu proibi-o terminantemente de comprar flores nesta altura porque as floristas abusam dos meninos e cobram-lhes couro e cabelo! Um verdadeiro roubo.

Achei por bem fazer uma pesquisa e descobri que há uma história um bocado mórbida por trás disto.

O Dia de São Valentim, tem origem num acontecimento ocorrido na segunda metade do século III na cidade de Terni, a 75 km de Roma.

O Império Romano era governado, na altura, por Claudius II (268 – 270) que estava envolvido em diversas campanhas militares consideradas demasiado sangrentas, o que levou a dificuldades na recruta de novos soldados para as legiões romanas.

Tendo o Imperador considerado que a razão destas dificuldades residia no facto dos homens não quererem abandonar as suas namoradas, esposas e amantes, proibiu todos os noivados e casamentos em Roma.

Contrariando essa determinação, Valentim, bispo de Terni, continuou a casar jovens apaixonados. Quando o Imperador tomou conhecimento da celebração dessas cerimónias, ordenou a decapitação do bispo Valentim, facto que ocorreu a 14 de Fevereiro de 270.

Em 498, o Papa Gelasius santificou-o, passando o dia da sua morte a estar conotado com os apaixonados.

As festividades em honra deste santo foram, pouco a pouco, substituindo as Lupercais*, festa pagã da fertilidade que se realizava em meados de Fevereiro.

*LUPERCAIS, festas celebradas em 15 de fevereiro, em homenagem ao deus Pã que matou a loba que aleitara os irmão Rômulo e Remo, fundadores de Roma. Os Lupercos, sacerdotes de Pã, saíam nús dos templos, banhados em sangue de cabra e depois lavados com leite e, cobertos por uma capa de bode perseguiam as pessoas pelas ruas batendo-lhes com uma correia. As virgens quando atingidas acreditavam tornar-se férteis e as grávidas, se tocadas, conseguiam livrar-se das dores do parto.

Se eu não encontrasse aqui uma qualquer ligação a Roma era de admirar, não? ihihih

3 comentários:

Leila* disse...

Humm.. Bispo Valentim!!! Não conhecia, e é sempre bom um bocadinho de história!!

Eu nem principe tenho para o proibir de comprar flores, mas cada vez mais este dia deixa de fazer sentido. Porquê um dia dos namorados? Não podemos oferecer prendas e surpreender todos os dias??

beijinhos**

Rafeiro Perfumado disse...

Deveria ser era o Santo dos Saldos. Afinal, é quando muita gente perde a cabeça...

M disse...

Maga, só tu para nos presenteares com um aproach histórico do dia de S. Valentim! Adorei!
Mas olha, os Seven Black cats também decidiram premiar-te! :)
***