quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

eclipse

Os eclipses são fenómenos celestes que, ao longo da história, causaram temor e admiração.
O termo eclipse é de origem grega e significa desaparecimento ou abandono. Refere-se ao obscurecimento da luz quando se observa o Sol ou a Lua durante o fenómeno.
Ao observarem eclipses, povos de diferentes épocas relacionaram este evento extraordinário à interferência de figuras mitológicas que estariam a tentar “devorar” os astros e a sua luz.
Os escandinavos falavam de Skoll e Hati, dois lobos que, com o tempo, devorariam o Sol e a Lua. Os antigos chineses e siameses falavam de um dragão. Na mitologia hindu, era o demónio Rahu que perseguia o Sol e a Lua, por ter sido denunciado aos deuses pelo roubo do vinho da imortalidade. Os mexicanos pré-colombianos flagelavam-se e faziam sacrifícios durante os eclipses e, os antigos romanos elevavam tochas ao céu.
Um costume que perdurou até à Idade Média e que continuou em pequenas comunidades, foi o de fazer muita algazarra e barulho durante os eclipses. O toque dos gongos pelos chineses e os gritos e batidas produzidos por outros povos tinham por finalidade afugentar o monstro cosmológico que ameaçava engolir o Sol e a Lua.
Um eclipse é o obscurecimento parcial ou total de um astro pela interposição de um outro astro.
Nas observações diretas do céu, pela sua magnitude, os eclipses mais notáveis são os do Sol e da Lua.
Como fonte luminosa do Sistema Solar, o Sol ilumina a Terra e a Lua e, em decorrência disto, a Terra e o seu satélite projectam sombras no espaço.
Em constante movimento, o nosso planeta e o seu satélite ocupam diferentes posições no espaço e, em certas ocasiões, elas resultam no belo espectáculo que é o eclipse.
Quando a Terra intercepta a sombra da Lua, há um eclipse solar. Quando é a Lua que atravessa a sombra da Terra, ocorre um eclipse lunar.
Um eclipse lunar ocorre quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua, projectando a sua sombra sobre o satélite.
Durante o ciclo lunar de 29,5 dias a Lua apresenta as suas fases em relação à Terra. Na fase Nova, acontece um alinhamento Sol-Lua-Terra, e o observador terrestre não pode ver a face iluminada da Lua porque ela não está voltada para o nosso planeta. É como se o satélite estivesse "de costas" para a Terra, com a frente iluminada.
A fase Cheia acontece quando a Terra toma a posição mediana do alinhamento. Alinham-se Sol-Terra-Lua e, desta forma, a face iluminada do satélite volta-se para a Terra. Todo o disco lunar fica visível e temos belas noites de Lua Cheia.
Os eclipses lunares ocorrem sempre na fase Cheia, pois é nesta ocasião que a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua. O facto que impede um eclipse lunar a cada Lua Cheia é a inclinação da órbita lunar.

Ora, se as nuvens deixarem, esta noite podemos observar um eclipse total da lua!
A Lua vai entrar sucessivamente na penumbra (00h35) e na sombra (1h43) até começar o eclipse total, que decorrerá entre as 3h01 e as 3h52.
Segundo consta, a Lua ficará com um tom avermelhado durante o eclipse, que atingirá a sua expressão máxima às 3h26, com a Lua a mergulhar completamente na sombra da Terra.
Pensando bem, é melhor que haja nuvens mesmo...
...senão, amanhã de manhã ninguém me arranca da cama!

5 comentários:

Hydrargirum disse...

Maga, queres fazer um barulhozito por volta da hora do eclipse? Para relembrar os séculos idos?:)

Obrigado por este post:)

Jinhos:)

M disse...

Maga! Tu és um must! Muito obrigado por este post maravilhoso!
Sempre me questionei porque razão os eclipses eram sempre em noites de lua cheia (e depois revirava os olhos, a tentar imaginar os movimentos da terra e da lua em relação ao sol)! Eis aqui a minha resposta!
Isto deixa-me também num imbroglio... Adorava ver...
Beijinhos!!!

Xuxu disse...

Admite q só puseste este post por causa dos heroes -.-' ADMITEEEEEEE!

Rafeiro Perfumado disse...

Eu desde o barrete da chuva de estrelas, em que passei umas horas ao frio, não troco a cama por isso. Depois vejo na televisão... ;)

Anónimo disse...

Excelente texto :)

Só foi pena as nuvens não me terem deixado ver nada...