quarta-feira, 8 de outubro de 2008

coisas que ainda não disse

Claro que adorei ir a New York, a cidade que nunca dorme. Claro que sim!E fiquei de facto especada a olhar para tudo, qual burro num palácio.
Os edifícios brutais, os school bus e os yelow cabs, tal como sempre vi no cinema e na tv.
As pessoas, maioritariamente simpáticas e de todos os tamanhos e cores. Muitas delas nem sequer percebem inglês e curiosamente, acabei a falar português num restaurante mexicano para nos entendermos.
Há sempre lojas abertas, daquelas que têm tudo e mais um par de botas. Sempre uma variedade enorme de comida feita (e com bom ar) que podemos levar para casa.
E há esquilos! Imensos esquilos em qualquer espaço verde da cidade.


Strand Bookstore - 18 miles of books! reparem nas janelas... babei, literalmente

Mas o cheiro! Meus caros, NY fede! Há lixo por todo o lado, sacos e sacos de lixo em plena rua. Não percebo porquê, mas na maioria dos bairros não há contentores de lixo. Acho que é por isso que acaba tudo em grandes sacos de plástico ao longo dos passeios.
Ecopontos (ou algo equivalente) há poucos e disfarçados. Têm a mania mas cá para mim de ecologistas têm muito pouco.
E o barulho? Caramba! Uma chinfrineira desatada durante todo o dia e... toda a noite! Não são só as buzinadelas longas e insistentes, as sirenes da policia e os carros de bombeiros. Há sempre aquele "vrrooouuummm" de fundo de milhares de aparelhos de ar condicionado que não param nunca. Eu, mesmo cansada, dormi sempre com tampões nos ouvidos. E até nem sou esquisitinha com o barulho, acreditem!
Outra coisa ridícula é o consumo de álcool. Dou-vos dois exemplos caricatos:
- Numa pizaria não serviam álcool, mas deixaram-me sair para comprar cerveja e depois beber lá a dita enquanto comia a pizza.
- Numa espécie de mercado alimentar com uma sala brutal no primeiro andar com mesas e cadeiras para a malta comer o que comprou em baixo, comprei uma cerveja. Mas não a pude beber lá, era a politica da casa.
Acham normal???
Mas o balaço é altamente positivo! O trabalhinho correu muito bem (e correr é o verbo correcto, neste caso) e foi um sucesso. Decididamente, eu fazia lá falta.


Times Square - estão a perceber o que quero dizer em relação ao lixo? pois é.

3 comentários:

Safira disse...

a parte dos esquiloes convenceu-me! ;)
Beijocas

Rafeiro Perfumado disse...

Não sabia que os burros nos palácios especavam... ;)

Maga disse...

safira, és uma romantica! lá bem no fundo, és. ;)

rafeiro: ah pois especam!...