domingo, 26 de outubro de 2008

halloween series II

TRADIÇÕES

A tradição americana "tricks or treats" é provavelmente inspirada no desfile do "Dia de Todas as Almas" em Inglaterra. Durante as festividades, os cidadãos pobres pediam comida e as famílias davam-lhes doces a que chamavam "bolos de alma" em troca da promessa de rezarem pelos parentes mortos da família.
A distribuição dos bolos de alma foi estimulada pela igreja como modo de substituir a prática antiga de deixar comida e vinho para os espíritos. Esta prática a que chamavam "going a-souling" foi adoptada pelas crianças, que visitavam as casas na vizinhaça e recebiam comida, bebida e dinheiro.
A tradição de vestir um disfarce fantasmagórico na Véspera de Todos os Santos tem tanto raízes europeias como celtas. Há centenas de anos, o Inverno era um tempo tão incerto como assustador. As provisões alimentares eram muitas vezes escassas e, para a muita gente com medo do escuro, os dias curtos do Inverno eram motivo de preocupação constante. Nesta noite, quando acreditavam que os espíritos voltavam ao mundo terrestre, achavam que sair de casa seria o suficiente para os encontrar. Para evitarem ser reconhecidos por esses espíritos, as pessoas usavam máscaras quando saíam de casa depois do anoitecer para que os espiritos os confundissem com os seus semelhantes. Para manter os espíritos longe das suas casas, colocavam malgas com comida à porta para os apaziguar e evitar que tentassem entrar.

2 comentários:

PB disse...

Gostei deste teu espaço. Passarei por aqui mais vezes.

Se quiseres visitar-me também:
www.aquelebagacinho.blogspot.com

Saudações

Maga disse...

e eu gostei do teu!
não podias arranjar melhor nome para me seduzir ;)