sexta-feira, 24 de outubro de 2008

halloween series I

A ORIGEM

As celebrações na véspera do feriado de Todos os Santos, remontam ao antigo festival celta do Samhain. (pronuncía-se "semeiam-em"?)


Há 2000 anos, os celtas celebravam o Ano Novo no primeiro de Novembro. Este dia marcava o fim do Verão, a colheita e o princípio do Inverno. Escuro, agreste e frio Inverno que, naturalmente, era também associado à morte. Os celtas acreditavam que esta era a noite em que os dois mundos - o dos vivos e o dos mortos - se encontravam mais próximos. Tão próximos que se tocavam! E os mortos podiam então caminhar entre os vivos.
Esta era a noite em que os druídas, inspirados pela abundância de espiritos, faziam as profecías. Sacrificavam animais aos deuses e pediam um Inverno ameno. Vestiam-se de peles e acendiam enormes fogueiras, que com a luz e o calor que emanavam adiavam as provações do Inverno que se instalava.

À volta do ano 43, os romanos tinham conquistado a maioria do território celta. E assustado de morte os poucos druídas que restavam. Durante os cerca de 400 anos em que governaram, introduziram dois festivais romanos que foram "absorvendo" o Samhain: Feralia, quando os romanos celebravam a passagem dos mortos, no fim de Outubro. E Pomona, a deusa romana dos frutos e árvores.

No ano 800, o cristianismo já dominava o território. O papa fez do primeiro de Novembro o dia de Todos os Santos. Dia em que se presta homenagem a santos e mártires.

Sem dúvida, uma tentativa de substituir o festival celta por uma outra celebração semelhante. Mas esta, sancionada pela igreja.

3 comentários:

mik@ disse...

o povo quer é festa... o resto é paisagem :))))
bjos

Rafeiro Perfumado disse...

Num dia 1 de Novembro obriguei um tipo a pagar-me uma dívida que tinha dito só pagar no dia de São Nunca... ;)

Maga disse...

let's party!

bem feito rafeiro! também tu já tens um motivo para o festejar!