terça-feira, 28 de outubro de 2008

halloween series II .2


"Guy Fawkes day"
Na tarde do dia 5 de Novembro, eram feitas fogueiras ao ar livre por toda a Inglaterra. Seriam queimadas efígies e fogos de artifício.
Embora seja pela mesma altura e tenha algumas tradições semelhantes, esta celebração tem pouco a ver com a Véspera de Todos os Santos ou o festival celta antigo de Samhain. Os ingleses, na maioria, deixaram de celebrar a Véspera de Todos os Santos quando a Reforma Protestante de Martin Luther começou a estender-se. Como os seguidores da nova religião não acreditavam em santos, não havia motivo para celebrar a véspera do Dia de Todos os Santos. Contudo, um novo ritual de Outono surgiu. As festividades de Dia de Guy Fawkes comemoravam a execução de um traidor inglês notório, Guy Fawkes.
No dia 5 de Novembro de 1606, Fawkes foi executado depois de ser condenado pela tentativa explodir o edifício do parlamento de Inglaterra. Fawkes foi membro de um grupo Católico que quis retirar o Rei Protestante James do poder.
O original Dia de Guy Fawkes foi celebrado logo depois da sua execução. As primeiras fogueiras ao ar livre, que foram chamadas "fogos de ossos," foram para queimar efígies e "ossos" simbólicos do papa Católico. Só cerca de dois séculos depois, as efígies do papa foram substituídas pelas de Guy Fawkes.
Além de fazerem efígies para queimar nos fogos, as crianças também andavam nas ruas com uma efígie ou "tipo" e pediam "um pêni para o tipo," embora guardassem o dinheiro para eles. Isto é o mais próximo da prática americana "tricks or treats" que podia ser encontrado em Inglaterra. O Dia de Guy Fawkes foi até celebrado pelos peregrinos no primeiro acordo em Plymouth. Contudo, como a nação jovem começou a desenvolver a sua própria história, Guy Fawkes foi sendo celebrado menos frequentemente e consequentemente desapareceu.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

halloween series II .1


HALLOWEEN, ou seja, a véspera de "Todos os Santos", é uma das festas mais antigas do mundo. E é, ainda hoje, comemorada em vários países.

"El dia de los muertos"
No México, América Latina e Espanha, o Dia de Todas as Almas, que se realiza no dia 2 de Novembro, é comemorado com uma celebração de três dias que começa na tarde do dia 31 de Outubro.
A celebração tem o objectivo de honrar os mortos que regressam às suas casas terrestres na Véspera de Todos os Santos.
Muitas famílias constroem um altar aos mortos em casa, e decoram-no com doces, flores, fotografias, amostras da comida e bebida favorita dos falecidos e, água fresca.
Limpam-se e restauram-se as sepulturas dos familiares falecidos que são enfeitadas com grinaldas de flores ou serpentinas de papel. No dia 2 de Novembro, os parentes reúnem-se junto do túmulo para fazer um picnic e lembrar o falecido. Algumas destas reuniões chegam a incluir tequila e uma banda de mariachi!

domingo, 26 de outubro de 2008

halloween series II

TRADIÇÕES

A tradição americana "tricks or treats" é provavelmente inspirada no desfile do "Dia de Todas as Almas" em Inglaterra. Durante as festividades, os cidadãos pobres pediam comida e as famílias davam-lhes doces a que chamavam "bolos de alma" em troca da promessa de rezarem pelos parentes mortos da família.
A distribuição dos bolos de alma foi estimulada pela igreja como modo de substituir a prática antiga de deixar comida e vinho para os espíritos. Esta prática a que chamavam "going a-souling" foi adoptada pelas crianças, que visitavam as casas na vizinhaça e recebiam comida, bebida e dinheiro.
A tradição de vestir um disfarce fantasmagórico na Véspera de Todos os Santos tem tanto raízes europeias como celtas. Há centenas de anos, o Inverno era um tempo tão incerto como assustador. As provisões alimentares eram muitas vezes escassas e, para a muita gente com medo do escuro, os dias curtos do Inverno eram motivo de preocupação constante. Nesta noite, quando acreditavam que os espíritos voltavam ao mundo terrestre, achavam que sair de casa seria o suficiente para os encontrar. Para evitarem ser reconhecidos por esses espíritos, as pessoas usavam máscaras quando saíam de casa depois do anoitecer para que os espiritos os confundissem com os seus semelhantes. Para manter os espíritos longe das suas casas, colocavam malgas com comida à porta para os apaziguar e evitar que tentassem entrar.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

halloween series I

A ORIGEM

As celebrações na véspera do feriado de Todos os Santos, remontam ao antigo festival celta do Samhain. (pronuncía-se "semeiam-em"?)


Há 2000 anos, os celtas celebravam o Ano Novo no primeiro de Novembro. Este dia marcava o fim do Verão, a colheita e o princípio do Inverno. Escuro, agreste e frio Inverno que, naturalmente, era também associado à morte. Os celtas acreditavam que esta era a noite em que os dois mundos - o dos vivos e o dos mortos - se encontravam mais próximos. Tão próximos que se tocavam! E os mortos podiam então caminhar entre os vivos.
Esta era a noite em que os druídas, inspirados pela abundância de espiritos, faziam as profecías. Sacrificavam animais aos deuses e pediam um Inverno ameno. Vestiam-se de peles e acendiam enormes fogueiras, que com a luz e o calor que emanavam adiavam as provações do Inverno que se instalava.

À volta do ano 43, os romanos tinham conquistado a maioria do território celta. E assustado de morte os poucos druídas que restavam. Durante os cerca de 400 anos em que governaram, introduziram dois festivais romanos que foram "absorvendo" o Samhain: Feralia, quando os romanos celebravam a passagem dos mortos, no fim de Outubro. E Pomona, a deusa romana dos frutos e árvores.

No ano 800, o cristianismo já dominava o território. O papa fez do primeiro de Novembro o dia de Todos os Santos. Dia em que se presta homenagem a santos e mártires.

Sem dúvida, uma tentativa de substituir o festival celta por uma outra celebração semelhante. Mas esta, sancionada pela igreja.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

introdução

A cerca de uma semana do dia das bruxas, eu, bruxa assumida, resolvi fazer uma série de posts dedicados ao tema.
Embora esta celebração seja para mim uma novidade (sim, quando era miúda só via disto nos filmes... e pouco! não havia festarolas como agora) tenho que admitir que me desperta alguma curiosidade.
Assim, vou partilhar as minhas descobertas Halloweenicas convosco.


não percam os próximos episódios!
ihihihihihihih

terça-feira, 21 de outubro de 2008

escrever aos berros

Sabem como é?
Quando se recebe um mail com maiúsculas coloridas e GRANDES!?
Assim, tal e qual: (familiares com o "copy/paste"?)


Hi Bruno,
DHL said that number is not for import accounts. It must begin with 95 or
96. Would you please check that?
Thank you.
Best

___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

HI
It's GOOD # ITS FREIGHT
ROAD AND NOT AERIEN?
All # 42000 corresponding to ROAD - AND 95 # AERIEN.
WE WANT TO FREIT ROAD AND OUR ACCOUNT # Our DHL account is EURO+ /420000*** - collect freight / not insured. IS CORRECT .
Thanks

E então? sou eu que sou sensível?
Para quê tanto espectáculo?
F*** you mother f*****! francês do c******
Só por isto vais ficar mais um dia à espera... vou ver se amanhã me apetece dar andamento ao teu caso.

E pronto. É isto.
Na era do email, onde aparentemente as coisas são tratadas de forma mais cordial, inventa-se uma forma de "gritar por escrito".
Eu sei, porque também o faço... quando escrevo - NÃO MEXER!!! - nas caixas. Exactamente como fiz na dos franceses...
Será que mereço?
Mas está tudo bem! Continuo a trabalhar alegremente!
A sério! Sem ironia! ihihihih
Foi uma uma daquelas coizinhas...

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

cá vou

partilhando uma das coisas a que acho piada...


garfield - agosto de 1979

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

o tempo passa

E como passa depressa...
Estou sentada aqui no sofá a ouvir Coldplay e a olhar para as horas:
- isto não são horas de ligar a ninguém! (23:45)
Há dias que ando nisto. Hoje resolvi que "não vou deixar passar mais um dia!" e ligava à Paula. Está visto que sim, vai passar mais um dia...
Mas porque raio me ponho a pensar nas pessoas a horas impróprias?
(sim, sou uma bruxa muito bem educadinha, habituada a seguir determinadas regras de etiqueta)
Serei só eu? Vou reparando que fico meses sem falar com as pessoas de que gosto e de quem quero saber.
Andarei distraida? A verdade é que o tempo passa... e eu corro atrás dele.
Bolas! Detesto correr!
Não o vou apanhar...

é tipo o barco, de manhã!

domingo, 12 de outubro de 2008

zzzzzzz

mais um!


garfield
julho de 1978

sábado, 11 de outubro de 2008

fim-de-semana

vejam só o que eu descobri!


garfield
julho de 1978

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

coisas que ainda não disse

Claro que adorei ir a New York, a cidade que nunca dorme. Claro que sim!E fiquei de facto especada a olhar para tudo, qual burro num palácio.
Os edifícios brutais, os school bus e os yelow cabs, tal como sempre vi no cinema e na tv.
As pessoas, maioritariamente simpáticas e de todos os tamanhos e cores. Muitas delas nem sequer percebem inglês e curiosamente, acabei a falar português num restaurante mexicano para nos entendermos.
Há sempre lojas abertas, daquelas que têm tudo e mais um par de botas. Sempre uma variedade enorme de comida feita (e com bom ar) que podemos levar para casa.
E há esquilos! Imensos esquilos em qualquer espaço verde da cidade.


Strand Bookstore - 18 miles of books! reparem nas janelas... babei, literalmente

Mas o cheiro! Meus caros, NY fede! Há lixo por todo o lado, sacos e sacos de lixo em plena rua. Não percebo porquê, mas na maioria dos bairros não há contentores de lixo. Acho que é por isso que acaba tudo em grandes sacos de plástico ao longo dos passeios.
Ecopontos (ou algo equivalente) há poucos e disfarçados. Têm a mania mas cá para mim de ecologistas têm muito pouco.
E o barulho? Caramba! Uma chinfrineira desatada durante todo o dia e... toda a noite! Não são só as buzinadelas longas e insistentes, as sirenes da policia e os carros de bombeiros. Há sempre aquele "vrrooouuummm" de fundo de milhares de aparelhos de ar condicionado que não param nunca. Eu, mesmo cansada, dormi sempre com tampões nos ouvidos. E até nem sou esquisitinha com o barulho, acreditem!
Outra coisa ridícula é o consumo de álcool. Dou-vos dois exemplos caricatos:
- Numa pizaria não serviam álcool, mas deixaram-me sair para comprar cerveja e depois beber lá a dita enquanto comia a pizza.
- Numa espécie de mercado alimentar com uma sala brutal no primeiro andar com mesas e cadeiras para a malta comer o que comprou em baixo, comprei uma cerveja. Mas não a pude beber lá, era a politica da casa.
Acham normal???
Mas o balaço é altamente positivo! O trabalhinho correu muito bem (e correr é o verbo correcto, neste caso) e foi um sucesso. Decididamente, eu fazia lá falta.


Times Square - estão a perceber o que quero dizer em relação ao lixo? pois é.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

monday, again!


nem preciso de dizer mais nada, pois não?

sábado, 4 de outubro de 2008

8 em 8

E finalmente aqui está:
New York! lá lá lá-lá-lá
São oito minutos do que vi em oito dias.
As fotos estão por ordem cronológica, vão por isso ver a big apple tal como eu a vi.
Senhoras e senhores, meninos e meninas, blogamigos e paraquedistas casuais...
New York!




a qualidade de imagem do YouTube é aquilo que nós sabemos... foi o que se pôde arranjar!

banda sonora: David Bowie (of course!)
"it's hard to be a saint in the city" e "fame"

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

awesome!

é mesmo verdade,
eu estive lá!
é uma cidade alu
cinante!

tão típico...

Ando "abrir" que nem uma maluca, tenho trabalho para pôr em dia e claro, a família! Para pôr em dia também... ihihih
Mas tenho coisas giras para partilhar! A seu tempo
Inté!